DOCUMENTAÇÃO E GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

DOCUMENTAÇÃO E GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO


ASSESSORIA/CONSULTORIA TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO

As Assessorias técnicas ou consultorias são usadas em empresas em que o dimensionamento não tornou obrigatório estabelecer SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) próprio. Ou empresas onde o SESMT não tem conhecimento técnico suficiente para realizar determinada tarefa. Nesses casos, as Assessorias técnicas ou consultorias são contratadas para oferecer o suporte necessário.

As Assessorias Técnicas ou Consultorias serão realizadas através de um diagnóstico dedicado às suas atividades em cumprimento a legislação vigente, onde faremos a elaboração e implantação das normas em questão. A cada visita será elaborado um relatório dando ciência aos responsáveis pela empresa, de todo o trabalho em andamento ou que tenha sido concluído até aquela data.

Estamos à disposição para esclarecimentos de possíveis dúvidas. Se necessário agende uma visita técnica para juntos adequarmos sua empresa às Normas Regulamentadoras.

TERCEIRIZAÇÃO TÉCNICA

A terceirização é uma forma de contratação indireta de pessoal. Ocorre quando uma empresa, contrata outra para prestar serviços a ela.

As empresas podem contratar trabalhadores terceirizados em qualquer ramo de atividade para execução de qualquer tarefa, seja em atividade-fim ou meio. Com a nova reforma trabalhista, a terceirização passou a ser permitida por quaisquer atividades dentro do ambiente empresarial, assim determina o artigo 4º -A da Lei nº 6.019/74, acrescentado pelo Lei nº 13.467/2017.

A Norma regulamentadora n.º 4 do Ministério do Trabalho e Emprego Prevê a obrigatoriedade dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT para todas as empresas publicas e privadas e órgãos públicos que possuam em seu quadro de funcionários empregados regidos pela CLT, com esta nova Reforma, todo este serviço poderá ser Terceirizado, favorecendo maior qualidade e eficiência para sua Empresa.

AÇÕES DE COBRANÇA DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 

Análise da exposição ou não do trabalhador a agentes insalubres e/ou perigosos, conforme as Normas Regulamentadoras NR15 e NR16.

ELABORAÇÃO DE PAE – Plano de Atendimento a Emergências

Esse Plano estabelece as estratégias e os procedimentos que devem ser adotados para o controle de situações emergenciais que, porventura, aconteçam no decorrer das atividades laborais, de modo a preservar vidas, bem como reduzir os possíveis danos, proteger a comunidade, minimizar impactos ambientais e perdas patrimoniais.

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO

Elaboração do Projeto de Combate a Incêndio, sistema de detecção, sistema fixo, bomba de incêndio, redes de hidrantes.

Re-certificação anual e recarga de extintores, testes hidrostáticos em mangueiras de incêndio.

DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA - DDS

Realizamos Diálogo Diário de Segurança abordando assuntos voltados para as atividades planejadas. Envolvemos a força de trabalho com dinâmicas, exemplos práticos e fácil entendimento elevando a cultura de segurança e a prevenção.

INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES E INCIDENTES

Conduzimos o processo de investigação de acidentes e incidentes, elaboramos os relatórios e planos de ações. Acompanhamos as tratativas e verificamos a eficácia das ações.

GESTÃO DE FAP - Fator Acidentário de Prevenção

O FAP - ele é um número calculado para cada empresa (CNPJ raiz), numa complexa fórmula que considera eventos acidentários daquela empresa, seu custo e comparativo com as outras empresas de mesma atividade. Esse número será uma multiplicador do RAT, e a alíquota a ser recolhida, portanto passa a ser o RAT ajustado (RAT x FAP).

O valor do FAP é divulgado anualmente pela Previdência Social, para cada empresa, com base na acidentalidade dos dois anos anteriores e para vigência no ano seguinte, e consiste num número com quatro casas decimais que varia de 0,5000 a 2,000.
Portanto a depender do FAP, o recolhimento da empresa, para este tributo previdenciário, poderá ser reduzido em 50% ou aumentado em até 100%. Vale lembrar que este percentual incidirá sobre a folha de pagamento mensal, férias acrescidas do terço e décimo terceiro salário.

Podemos afirmar que, com redução do número e gravidade de eventos acidentários (acidentes do trabalho e NTPs), é possível reduzir o valor do FAP e consequente economizar substancialmente nos valores gastos mensalmente com o pagamento do RAT ajustado.

De maneira indireta, com a gestão do FAP a empresa tem potencial de economizar também com gastos judiciais trabalhistas.

PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

O  PCMSO  -  Programa de controle médico de Saúde ocupacional  ( NR 7 ) tem como objetivo detecção e prevenção de doenças profissionais. Depois de realizado o levantamento dos riscos ambientais, o médico do trabalho define os  exames médicos a serem realizados de acordo com a função a a natureza do exame ( admissional, demissional ou periódico).

É definido também um cronograma de ações que devem ser desenvolvidas ao longo do ano para promoção da saúde dos colaboradores. Anualmente é emitido um relatório com a estatísticas dos exames realizados e os resultados desses exames e são definidas novas ações para o ano seguinte.

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 9)  tem  como objetivo de avaliar a exposição dos colaboradores aos riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho. É realizada a identificação, reconhecimento e avaliação dos riscos físicos, químicos e biológicos. Posteriormente com base nos resultados obtidos nas avaliações é feita a descrição das medidas de controle a serem empregadas e a definição dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva).

PGR/GRO

Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), denominado inicialmente como Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), será as diretrizes e requisitos para que as empresas façam a identificação dos perigos e riscos, avaliação, análise e controle dos riscos.

Bem como o monitoramento e a análise crítica dos riscos ocupacionais, acidentes e potencial adoecimento dos trabalhadores, possibilitando ações para a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. E o principal objetivo do GRO será nortear as empresas para que implementem planos, programas ou sistemas de gestão que visem a melhoria contínua do desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

PCA - Programa de Conservação Auditiva

O PCA -  Programa de Conservação Auditiva  (NR7) -  é um programa  que monitora o nível de ruído no ambiente de trabalho e o impacto desse na capacidade auditiva dos colaboradores. No programa são definidas as medidas de controle do ruído, e ações para a conscientização do trabalhador como: cursos, palestras e treinamentos. Também é feito o acompanhamento dos resultados obtidos nos exames audiômetros, visando identificar perdas na audição ou agravos.

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho

O PCMAT Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (NR 18) – é um plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para obras e atividades relativas à construção civil.

PPR - Programa de Proteção Respiratória

O PPR - (NR 09/NR 15 ) tem a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória, visando garantir uma completa proteção do trabalhador contra os riscos existentes no ambiente de trabalho.

AET – Análise Ergonômica do Trabalho

A Análise Ergonômica do Trabalho serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos servidores visando a integridade física e saúde, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida, conforme estabelece a legislação brasileira através da Norma Regulamentadora 17.

Realizamos o levantamento dos dados ergonômicos nos postos de trabalho onde são executadas as atividades, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida.

A elaboração da análise se faz a partir do método de observação visual e anamnese no posto de trabalho, onde os dados coletados serão estudados e transformados em relatório, onde constarão algumas considerações e constatações que corrigidas irão melhorar substancialmente as condições ergonômicas na realização das tarefas.

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